Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/alentejo/public_html/inc/funcoes.php on line 7
alentejoNET - Mais de 90 "padrinhos de leitura" na 36.ª Feira do Livro de Moura
alentejo.NET - a internet do Alentejo: Beja, Évora, Portalgre, LItoral Alentejano

Cultura

DE 2 A 10 DE ABRIL

Mais de 90 "padrinhos de leitura" na 36.ª Feira do Livro de Moura

2016-04-01 11:22:12

A Feira do Livro de Moura realiza-se de 2 a 10 de abril, no Parque de Feiras e Exposições. A abertura tem lugar no próximo sábado, dia 2, às 10:30.



A Câmara Municipal de Moura promove este evento, que vai já sua 36.ª edição, e que faz parte do calendário cultural do concelho e da região. Os livros são obviamente o destaque deste certame, mas também a promoção da leitura junto dos mais novos, com o projeto Padrinhos de Leitura, os momentos musicais, as horas do conto ou as peças de teatro marcam a programação da Feira do Livro de Moura.
Durante os dias da Feira haverá apresentações de obras literárias, como é o caso de “Era uma vez…”, de Ana Paula Figueira; “A Bengala do Valentim”, de Joaquim Horta Correia; “Crónicas do interior alentejano”, de Ivan Valério; “Maria Flor”, de Teresa Monteiro; “Não há seda nas lembranças”, de Jorge Serafim”; e “Castelo de Moura: Escavações Arqueológicas (1989-2013) ”, de Santiago Macias, Vanessa Gaspar e José Gonçalo Valente.
A animação musical também não faltará na 36.ª Feira do Livro de Moura, com atuações diversificadas que vão desde grupos corais até bandas filarmónicas, passando pela música tradicional portuguesa.
A programação do certame inclui ainda sessões de contos, peças de teatro, declamação de poemas, o espetáculo “Contos e comédia”, com Jorge Serafim, a apresentação dos projetos “Rede de Afetos” e “Comércio com Livros”. Como habitualmente, haverá também as atividades habituais como o espaço da Ludoteca, o Espaço Internet, a Hora do Conto, a venda dos livros a custos reduzidos ou as visitas das escolas ao espaço.
No âmbito da 36.ª Feira do Livro de Moura, o município volta a promover o projeto “Padrinhos de Leitura”. O projeto consiste no donativo de um apoio financeiro por parte de instituições e empresas do concelho aos alunos que frequentam o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico público e particular. Este ano são “padrinhos de leitura” 92 entidades e empresas maioritariamente do concelho de Moura, que contribuíram com um apoio financeiro de 6350 euros, o que permitirá a 1207 alunos adquirirem livros na Feira do Livro de Moura.

Outras Notícias nesta secção

Publicidade