Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/alentejo/public_html/inc/funcoes.php on line 7
alentejoNET - Morreu Nicolau Breyner
alentejo.NET - a internet do Alentejo: Beja, Évora, Portalgre, LItoral Alentejano

Actualidade

Morreu Nicolau Breyner

2016-03-15 10:38:42

O actor alentejano, de 75 anos, faleceu ontem, vitima de ataque cardíaco



João Nicolau de Melo Breyner Lopes, de nome completo, nasceu em Serpa, a 30 de julho de 1940. Tornou-se conhecido do público pelo seu trabalho como actor. Sob a direção de Ribeirinho, entrou na peça Leonor Teles, de Marcelino Mesquita, levada à cena pelo Teatro Nacional Popular, no actula Teatro da Trindade.

Nicolau Breyner também desempenhou funções de realizador, produtor e apresentador. Tinha 55 anos de carreira.

Foi o actor principal de séries humorísticas, como Nico dObra, ou do mais famoso Eu Show Nico, onde se desdobrava em mil caras e personagens, sempre prontas a fazer-nos rir, retratando portugueses, como ele, como nós, e que poderiamos encontrar ao virar de todas as esquinas de Portugal.

Em 2009, Nicolau Breyner teve de enfrentar um cancro na próstata, doença que venceu.

No grande ecrã, os seus últimos trabalhos datam também de 2014 com Virados do Avesso, de Edgar Pêra, e Os Gatos não Têm Vertigens, realizado por António-Pedro Vasconcelos e escrito por Tiago Santos.

A televisão também fez parte do seu caminho e há muitos momentos para recordar. Como, por exemplo, o programa que criou após o 25 de Abril de 1974, ainda com a televisão a preto e branco, denominado Nicolau no País das Maravilhas e onde nasceu a rábula Senhor Feliz e Senhor Contente, que lançaria o jovem humorista, Herman José.

Outras Notícias nesta secção

Publicidade