Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/alentejo/public_html/inc/funcoes.php on line 7
alentejoNET - João Soares quer dar "impulso" às Tapeçarias de Portalegre
alentejo.NET - a internet do Alentejo: Beja, Évora, Portalgre, LItoral Alentejano

Cultura

De visita ao Alto Alentejo

João Soares quer dar "impulso" às Tapeçarias de Portalegre

2016-02-29 15:46:53

João Soares mostrou-se disponível para dar “um impulso” às Tapeçarias de Portalegre, defendendo a sua “valorização e preservação”, com vista à projeção desta arte na cena internacional.O ministro da cultura falava, esta manhã, depois de uma visita à Manufatura de Tapeçarias de Portalegre.



"É preciso garantir que se mantém o que há aqui de património, que é um património muito importante, que é sobretudo o capital humano, das mulheres que aqui trabalham com talento que não tem paralelo em lugar nenhum do mundo, usando técnicas que não têm paralelo em lugar nenhum do mundo", enalteceu.

Para o ministro da Cultura, as técnicas utilizadas na Manufatura de Tapeçarias de Portalegre são de um "capital de formação muitíssimo importante", defendendo, por isso, que devem ser ensinadas e transmitidas às novas gerações.

João Soares mostrou-se empenhado em ajudar as Tapeçarias de Portalegre a retomar um lugar de destaque no mercado internacional, recordando que esse espaço já tinha sido ocupado por estes trabalhos nos anos 60 do século passado.

"É preciso encontrar mercado para que um trabalho desta qualidade se afirme no plano internacional, como aliás já aconteceu nos anos 60", disse.

A técnica de execução das Tapeçarias de Portalegre é única no mundo e desenvolve-se desde a década de 1940, caracterizando-se por uma grande ligação aos artistas plásticos que concebem cartões propositadamente para os teares. Domingos Camarinha, Almada Negreiros, Júlio Pomar, Vieira da Silva, Eduardo Nery, Graça Morais, Jean Lurçat e Le Corbusier são alguns dos artistas representados.

O processo de candidatura das Tapeçarias de Portalegre a património mundial deverá ser apresentado à UNESCO em 2017.

A decisão foi tomada em outubro de 2015 na sequência de uma reunião entre a Câmara de Portalegre, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e a Manufatura de Tapeçarias de Portalegre, que detém a patente do produto.

Outras Notícias nesta secção

Publicidade