Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/alentejo/public_html/inc/funcoes.php on line 7
alentejoNET - Congresso comemora centenário de Vergílio Ferreira
alentejo.NET - a internet do Alentejo: Beja, Évora, Portalgre, LItoral Alentejano

Cultura

Évora

Congresso comemora centenário de Vergílio Ferreira

2016-02-29 15:42:47

A Universidade de Évora vai realizar no ano do centenário do escritor, de 29 de Fevereiro a 2 de Março, numa cidade tão indelevelmente associada à obra do autor de "Aparição", um Congresso Internacional de cariz interdisciplinar.



Em organização conjunta do Departamento de Linguística e Literaturas e do Departamento de Filosofia, o evento "Vergílio Ferreira: entre o silêncio e a palavra total" pretende ser uma grande oportunidade de congregar investigadores de várias áreas do saber em torno de Vergílio Ferreira, para (re)evocar as coordenadas que pautam a sua escrita e promover novas hipóteses interpretativas do seu legado ficcional e ensaístico.

Na perspectiva vergiliana, o labor da palavra desdobra-se num horizonte inalcançável e por isso ininterrupto, como liminarmente sublinha em Conta-Corrente 3, ao referir-se ao “périplo de uma vida à procura da palavra” nestes termos: “Viemos ao mundo para a encontrar. A palavra total, a que nos diga inteiros, a que nos diga a vida toda. Procurei a minha e não a encontrei. E estou a chegar ao fim. Ou encontrei apenas a do silêncio. Ou a palavra enigmática que a mãe do narrador desse meu romance Para Sempre lhe diz ao ouvido à hora da morte e ele tenta entender através da vida inteira”.

O Congresso conta, no seu programa de conferências plenárias, proferidas por oradores convidados, e de comunicações apresentadas em sessões paralelas, com abordagens e eixos temáticos diversos, como, por exemplo:

- Literatura e Filosofia - relação de Vergílio Ferreira com as escolas e os escritores do seu tempo;

- tradição e singularidade na obra vergiliana;

- os géneros literários em Vergílio Ferreira - apropriações, confluências e reconfigurações;

- a condição humana: descoberta e experiência do "eu";inquietações e angústia de cada vida concreta;

- relação de Vergílio Ferreira com a Música, o Cinema, a Pintura e as outras Artes;

- as emoções existenciais nas obras de ficção e no ensaio vergilianos;

- liberdade e responsabilidade, fascínio e solidão, triunfo e tragédia, ser e morte - contradições vitais em Vergílio Ferreira;

- Vergílio Ferreira e a vida política e social portuguesa;

- Vergílio Ferreira e Évora.

A entrada é livre para os interessados em assistir, estando condicionada à lotação das salas.

Outras Notícias nesta secção

Publicidade