Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/alentejo/public_html/inc/funcoes.php on line 7
alentejoNET - Semana Gastronómica começa sexta-feira
alentejo.NET - a internet do Alentejo: Beja, Évora, Portalgre, LItoral Alentejano

Economia

Serpa

Semana Gastronómica começa sexta-feira

2016-02-04 15:07:06

Pratos confecionados à base de queijo vão "abrir o apetite" e enriquecer as ementas de restaurantes de Serpa, no Alentejo, numa semana gastronómica que vai decorrer entre sexta-feira e dia 14 deste mês.



Trata-se da 2.ª Semana Gastronómica do Queijo, promovida pela Câmara de Serpa, no distrito de Beja, para valorizar os queijos produzidos no concelho e promover a Feira do Queijo do Alentejo, que decorre anualmente naquela cidade.

Segundo divulgou hoje o município, 13 restaurantes do concelho, sendo 10 em Serpa, dois em Vila Verde de Ficalho e um em Vila Nova de São Bento, aderiram à semana gastronómica deste ano para valorizarem e promoverem o queijo, usando-o "como um dos ingredientes principais na confeção dos seus pratos", e, assim, darem "a conhecer a riquíssima e diversificada gastronomia local".

Croquetes aromáticos com queijo de Serpa, lombinho de porco preto com queijo a cavalo polvilhado com orégãos, caldo de bacalhau com queijinho fresco e espinafres, queijo de Serpa com doce de abóbora e requeijão com mel são algumas das sugestões de entradas, pratos e sobremesas que poderão ser degustadas durante a semana gastronómica nos restaurantes aderentes.

A Feira do Queijo do Alentejo deste ano vai decorrer entre os dias 26 e 28 deste mês, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, com mais de 100 expositores, metade dos quais de produtores de queijos, e lotação esgotada.

Segundo a câmara municipal, a organizadora, a feira visa promover o queijo, com destaque para o de Serpa, e produtos agroalimentares locais e de outros produtores nacionais, "privilegiando as produções artesanais de qualidade".

A 15.ª edição da feira, além da exposição e comércio de produtos regionais, sobretudo queijos, inclui tasquinhas, artesanato, espetáculos de música, atuações de grupos corais alentejanos, demonstrações de tosquia e ordenha de ovelhas e um concurso para escolher o melhor queijo do certame deste ano.

Além da semana gastronómica, o município, no âmbito da campanha de promoção da Feira do Queijo do Alentejo deste ano, já promoveu mostras de queijo de Serpa e cante alentejano em estabelecimentos comerciais na área da Grande Lisboa e vai organizar, no dia 20 deste mês, uma rota em BTT pelas rouparias do concelho.

Outras Notícias nesta secção

Publicidade