Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/alentejo/public_html/inc/funcoes.php on line 7
alentejoNET - Furto de gado preocupa agricultores
alentejo.NET - a internet do Alentejo: Beja, Évora, Portalgre, LItoral Alentejano

Economia

No Norte do Alentejo

Furto de gado preocupa agricultores

2016-02-02 12:02:39

Agricultores da zona de Ponte de Sor e Mora estão preocupados com os furtos de gado nas suas explorações. A GNR garante já ter reforçado o policiamento e a fiscalização nas zonas rurais.



Paulo Tenreiro, que tem uma propriedade em Pavia, no concelho de Mora (Évora), contou esta segunda-feira à Lusa que se registam roubos nos dois concelhos "desde há um ano" e que se contabilizam já "mais de mil animais furtados, sobretudo ovinos".

Da sua propriedade, o criador indicou que foram furtados, em meados de dezembro, "mais de 80 ovinos adultos e mais 26 borregos", tendo sido "o quarto furto" na freguesia de Pavia, mas, entretanto, "já houve um quinto". O agricultor e produtor disse suspeitar que "haja uma rede organizada a trabalhar na região", que furta os animais para "matadouros clandestinos e, depois, para a distribuição no mercado", o que, alertou, "constitui motivo de alarme social".

José Matafome, vice-presidente da Associação de Criadores de Ovinos da Região de Ponte de Sor (Acorpsor), também adiantou hoje à Lusa que têm ocorrido furtos de ovinos, principalmente nos últimos três meses, em Ponte de Sor, mas igualmente em Gavião (Portalegre). Para acabar com a situação, o responsável propôs um maior controlo da circulação de pessoas em caminhos rurais e a aplicação, pelos tribunais, de penas mais gravosas.

Contactada pela Lusa, fonte da GNR confirmou o registo de furtos, sobretudo, de ovinos, mas também de aves e suínos, assinalando que a força de segurança reforçou o policiamento e a fiscalização nas áreas rurais, quer no seu patrulhamento diário, quer em ações específicas.

Segundo dados disponibilizados à Lusa pela GNR, em 2015, foram registados seis furtos de gado em Pavia e Mora, no distrito de Évora, em que foram furtados 215 animais, e oito em Avis, Galveias, Montargil, Ponte de Sor e Sousel, no distrito de Portalegre, os quais resultaram em 167 animais furtados.

Outras Notícias nesta secção

Publicidade